Entenda por que o uso de impermeabilizante é essencial no seu imóvel

A aposta em uma solução completa impermeabilizante garante não apenas uma fachada bonita por mais tempo. Ela protege a edificação das ações do tempo e dos perigos da umidade

A umidade é uma grande vilã na construção civil. Considerada um dos contratempos mais frequentes nas edificações, ela é causada pela falta de um sistema de impermeabilização eficiente e de qualidade. Abrir mão do uso de impermeabilizante tem como consequência a infiltração de água, além de uma série de outros problemas, inclusive de saúde.

Dados do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI) apontam que a umidade está relacionada a 85% dos problemas enfrentados durante os processos construtivos em todo o País. O fato é que manchas, fungos e a deterioração de revestimentos e pinturas vão além da mera questão estética, representando riscos aos moradores. Daí a importância de um processo que impede a passagem indesejável de água e vapores, formando um verdadeiro sistema de proteção ao imóvel. Trata-se de segurança e durabilidade, um investimento que também impacta na valorização da sua casa ou prédio comercial.

Neste artigo, vamos mostrar por que investir em um sistema completo, que além de impermeabilizar a fachada, reduz a temperatura interna, economiza com ar-condicionado e com manutenção periódica, é tão importante para a sua reforma ou construção!

 

Impermeabilizantes agregam vantagens fundamentais

No olhar conceitual da construção civil, a impermeabilização pode ser definida como o conjunto de providências que impede a infiltração de água na estrutura de qualquer edificação. É um quesito que já representa um benefício e tanto. Mas há diversos outros ganhos.

Falamos de um processo que isola e protege os materiais de uma obra contra a passagem indesejável não apenas de líquidos, mas também de outros agentes, como vapores e gases da atmosfera. Isso é feito por meio da aplicação de impermeabilizantes específicos para cada situação, com o objetivo de garantir ao imóvel maior funcionalidade e durabilidade.

No caso de estruturas como as lajes, por exemplo, se faz necessário o uso de produtos com características flexíveis, por se tratar de uma área em que há grande movimentação. Uma dinâmica relacionada, principalmente, ao fato de se trabalhar com superfícies que ficam expostas ao sol intenso durante o dia e ao resfriamento à noite.

Quando entram em cena estruturas não passíveis aos efeitos das mudanças de temperatura, é indicada a impermeabilização rígida. É um procedimento em que os impermeabilizantes utilizam cimento e criam uma camada espessa de maior proteção, muito aconselhável para espaços como subsolos, galerias e piscinas enterradas.

Independentemente dessas variações de locais e dinâmica de aplicação, o que não pode faltar são produtos de qualidade e um trabalho bem executado. Afinal, são muitos os problemas decorrentes das más escolhas. Não proteger o patrimônio de forma adequada, na hora impermeabilizar, pode resultar em prejuízos significativos.

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), os custos com os serviços executados depois que os problemas aparecem podem representar de 10% a 15% do valor total da obra.

Portanto, se você não quer perder tempo nem dinheiro no seu projeto de construção e reforma, o ideal é investir de forma assertiva em uma solução impermeabilizante completa, garantindo as vantagens que vamos mostrar agora!

 

Seu imóvel mais protegido

Proteger o seu patrimônio contra a chuva e a umidade, assim como do aparecimento de fungos e mofos, é um excelente negócio. E essa camada protetora pode estar tanto em paredes internas quanto em fachadas de casas, muros ou pilares. Entenda melhor os benefícios!

 

Eliminação de riscos

Quando o impermeabilizante é aplicado na parte interna de uma obra, o imóvel estará assegurado de infiltrações e umidade nas paredes. São elas as responsáveis pelo mau cheiro, mofo e aquele aspecto de sujeira que pode implicar na desvalorização do imóvel.

A aplicação de produtos com esse fim deve ser feita antes da pintura e também é essencial para prevenir danos à saúde. Isso porque o ar contaminado pelos fungos faz surgir ou agrava os problemas respiratórios e alérgicos.

Além disso, essas infiltrações podem colocar em risco a integridade física de quem habita ou trabalha no local. Elas comprometem as estruturas de uma construção e podem, até mesmo, provocar acidentes. Vale muito mais a pena evitar isso, apostando na prevenção, não é mesmo?

 

Área externa valorizada e protegida

Saiba que, para fugir dos problemas internos, como manchas, bolor e infiltração, também é necessária a utilização de um sistema completo que impermeabiliza a fachada, reduz a temperatura interna, economiza energia e custos de manutenção de sua residência ou prédio comercial. Medidas que vão além da estética.

Isso porque a fachada está exposta às mais diferentes agressões, advindas de poluição, chuva, vento e contato direto com a luz solar. Ainda existem outros fatores prejudiciais, como a acomodação do solo, vibração e trabalho da estrutura, originando fissuras.

No caso de uma reforma, a impermeabilização da área externa exige um diagnóstico prévio, tendo em vista que é necessário descobrir as origens, para a solução efetiva das infiltrações. Elas podem ser decorrentes de canos furados, avarias no telhado ou da presença de trincas, dentre outros vários possíveis motivos.

Essas situações são o resultado do desgaste ocasionado pelas ações do tempo, fazendo com que a umidade interfira nos ambientes e venha a deteriorar a construção. O que reforça a necessidade do uso de um bom produto para a preservação do imóvel e a durabilidade da pintura.

 

Aposte no Malta Bianco!

Malta Bianco é a solução completa para impermeabilizar a fachada, evitando a formação de fissuras, infiltrações e descolamentos. Problemas que, como já vimos por aqui, além de reduzir o valor do seu imóvel, comprometem a estrutura da obra, o que é ainda mais grave.

Além disso, o Malta Bianco protege contra raios UV, umidade, fogo, salinidade, chuva ácida, granizo, poluição, poeira, fungos e bactérias. É um produto do grupo italiano IWIS e distribuído pela TC Shingle do Brasil, com inúmeras vantagens tanto para uma nova construção quanto para a reforma.

O Malta Bianco garante uma durabilidade superior a 30 anos, com excelente custo-benefício. Acaba se tornando desnecessário investir em reparos e a economia com procedimentos de manutenção e pintura, ao longo do tempo, é altamente significativa.

Além disso, quando se trata das fachadas, o investimento em conservação ainda minimiza problemas no interior do imóvel. É alta tecnologia servindo à sua segurança e bem-estar, já que falamos de um impermeabilizante que também agrega conforto térmico e outros quesitos que fazem a diferença em qualquer edificação, como você confere neste conteúdo bem especial.

Viu só quanta coisa boa só Malta Bianco faz por você e pelo seu patrimônio? Navegue pelo nosso site e confira todos os benefícios desse produto feito para uma impermeabilização de qualidade!

Use os comentários para compartilhar suas experiências ou tirar dúvidas.

Se nosso conteúdo ajudou você, gostaríamos de saber como! Dessa forma, poderemos criar artigos cada vez mais úteis para você.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

Seja o primeiro a
saber das novidades

Receba nossas novidades e informações importantes sobre técnicas de construção e manutenção de fachadas.

Fique tranquilo, não enviamos spam.

Case de Sucesso

VÍDEOS