Isolamento Térmico

Investir em revestimento térmico é uma excelente medida para encarar as altas temperaturas que vêm aí no verão. Leia o artigo que preparamos sobre o assunto!

 

Saiba como garantir conforto térmico para a sua casa

Conforto térmico é garantia de qualidade de vida para você e sua família, concorda? Saiba mais sobre materiais refletores, isolantes e outras medidas que garantem temperaturas agradáveis no seu lar.

O verão está chegando e, com ele, a promessa de calor. De acordo com projeções do Met Office, o serviço de meteorologia britânico, a média das temperaturas globais permanece alta, pelo menos até 2021. Os dados levantados pelo órgão indicam que, no período entre 2017 e 2021, o planeta vem registrando temperaturas 0,42 °C e 0,89 °C acima da média verificada entre 1981 e 2010. Uma deixa e tanto para falarmos de revestimentos térmicos nas residências.

A questão torna-se ainda mais importante se considerarmos a pandemia, que tem nos exigido passar mais tempo em casa. Soluções que melhoram o conforto térmico dos lares serão fundamentais para encarar os dias quentes. E, voltando a falar em meteorologia, também é apontado um percentual de 70% de chance de ocorrência do La Niña, no verão 2020/2021.

Por isso, a aposta é de baixo índice de chuvas em algumas regiões brasileiras, o que piora a qualidade do ar e pode aumentar a sensação de calor. Se você quer conhecer alternativas de revestimento térmico que melhorem o conforto da sua casa, ou apenas escolher uma solução, siga lendo esse artigo. Vamos esclarecer o assunto e trazer dicas certeiras.

 

O que é revestimento térmico?

Para você entender melhor como algumas questões estruturais são excelentes aliadas na manutenção de temperaturas confortáveis nas residências, é fundamental esclarecer a noção de revestimento térmico. É um conceito que está relacionado à dissipação, reflexão ou preservação de calor, com a ajuda de diferentes materiais.

O uso de materiais isolantes dificulta o processo natural de transferência de calor entre os ambientes interno e externo, que tendem a igualar temperaturas. Alguns dos isolantes térmicos mais conhecidos são desenvolvidos com base em materiais porosos ou fibrosos. É o caso das lãs de poliéster e de rocha, da fibra de vidro, do poliestireno expandido (EPS) e até mesmo do popular isopor.

Já os refletores repelem a radiação UV, impedindo que o calor se irradie para dentro da estrutura. Um representante dessa categoria é o Malta Bianco, que oferece uma redução de até 60% de ar quente dentro do ambiente

Eles atuam, com o uso na infraestrutura de edificações, evitando perda de calor nos dias frios e o desgastante efeito estufa, quando ocorrem as altas temperaturas. É a chave para ambientes muito mais agradáveis, sob a perspectiva de temperatura.

 

Conforto térmico na prática

E quando se fala no conforto térmico de residências, existem soluções e técnicas bastante eficientes. Vamos conhecer algumas das principais?

 

As telhas certas

O telhado da sua casa está entre as principais barreiras de incidência da energia e luz solar. Ou seja, o cuidado na sua construção vai ser fundamental para o conforto térmico. E tudo começa com a escolha do tipo certo de telha. Os modelos em cerâmica e fibrocimento têm bom desempenho de condutividade térmica.

Da mesma forma, o uso de revestimentos térmicos na superfície do telhado é uma medida que aumenta a eficiência do controle de temperatura, tornando a casa muito mais confortável.

 

Lajes e pisos são aliados

O reforço do isolamento térmico nas lajes e pisos é outra medida fundamental para uma residência estruturalmente mais bem preparada na garantia de conforto térmico.

Nessas estruturas, que, geralmente, já funcionam como boas barreiras pela edificação em concreto, é possível agregar isolantes térmicos, como mantas e revestimentos, melhorando a capacidade de dissipação e troca de calor.

 

Atenção às paredes

Paredes adequadas também são cruciais para morar numa casa de temperatura agradável. Elas desempenham um papel crucial no isolamento e/ou reflexão térmica, principalmente as que compõem o contorno externo da edificação. Estruturas finas e sem revestimento térmico deixam os moradores muito mais expostos às variações climáticas.

Nas paredes externas, o uso de refletores térmicos colabora na consecução de ambientes com temperaturas mais agradáveis. Na área interna, papéis de parede mais grossos e os tecidos adequados ao uso como revestimento são boas alternativas. As cores claras, que refletem a luz e o calor, também ajudam bastante – sejam internas ou externas.

 

Conheça as melhores soluções

Como você pode perceber, é preciso planejar corretamente os diferentes aspectos envolvidos na estrutura da casa, para um desempenho térmico satisfatório. E haverá muito mais efetividade, no trabalho realizado na cobertura, nas paredes e nos pisos, se forem agregadas soluções para um revestimento mais eficiente.

As mantas térmicas estão entre as tradicionais e reconhecidas alternativas do mercado. Geralmente produzidas em lã mineral de rocha ou vidro, elas são aplicadas entre as camadas estruturais dos pavimentos da construção. Existem opções específicas para instalação entre a laje e o piso, bem como as adequadas para telhados ou coberturas. São alternativas de baixo custo e bom desempenho, que evitam absorção da luz e transferência de calor. Com as mantas térmicas, é possível reduzir a temperatura interna em até 5 °C e evitar a perda de calor nos dias frios.

E os refletores térmicos surgem como outra das soluções de ponta. O Malta Bianco, produto do grupo italiano IWIS, é um case diferenciado. A empresa possui um exclusivo revestimento térmico e impermeabilizante à base de resinas naturais, compostos e minerais e aditivos de nanotecnologia, capaz de refletir os raios UV ao invés de absorvê-los. Uma composição que alia conforto térmico e sustentabilidade, tendo em vista o menor consumo de energia. O uso do ar-condicionado diminui, comprovadamente, entre 20% e 70%.

Isso sem contar a tranquilidade em contar com um material de altíssima resistência e cuja vida útil é superior a 30 anos. É custo zero de manutenção, num investimento de longo prazo e que ainda valoriza o seu patrimônio. O revestimento térmico e impermeabilizante Malta Bianco representa alta tecnologia aplicada ao conforto térmico, com muito mais qualidade e vantagens.

É a solução ideal para a sua construção ou reforma. Clique aqui e conheça mais detalhes e benefícios, contando ainda com a assessoria de profissionais especializados, para um serviço de qualidade e que garanta a efetividade dos resultados.

Sua casa pode estar preparada para os dias intensos de calor, com um revestimento térmico e impermeabilizante que você nunca viu!

Use os comentários para compartilhar suas experiências ou tirar dúvidas.

Se nosso conteúdo ajudou você, gostaríamos de saber como! Dessa forma, poderemos criar artigos cada vez mais úteis para você.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

Seja o primeiro a
saber das novidades

Receba nossas novidades e informações importantes sobre técnicas de construção e manutenção de fachadas.

Fique tranquilo, não enviamos spam.

Case de Sucesso

VÍDEOS